quinta-feira, 30 de maio de 2013

Finalização do nosso blog!


Sendo este um blog da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e, estando o ano letivo a acabar, procedemos à finalização do nosso blog.

Ao longo deste semestre pesquisamos mais aprofundadamente assuntos relacionados com o nosso tema – Puberdade, adolescência e juventude – e tentamos sempre relacioná-lo com o desporto e a prática de atividade física

Todos os elementos do nosso grupo são da opinião de que, através das nossas pesquisas, conseguimos intensificar o nosso estudo e conhecimentos sobre este tema.

Foi, sem dúvida, uma boa experiência e esperamos que este blog tenha sido útil para os jovens que procuram obter mais conhecimento sobre esta área ou, até mesmo, outras pessoas interessadas neste tema.




Be Well, Do Good Work,

And Keep In Touch..

Good Bye


O Grupo 5:

Inês Branco
Isabel Cruz
Sarah Brand

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Caraterização - Puberdade e Adolescência


Mudanças masculinas na adolescência


Potenciadas pelas mais diversas alterações hormonais que ocorrem no organismo do jovem durante esta fase desenvolvimento, as mudanças que caracterizam a adolescência  fazem-se apresentar a nível corporal e intelectual, podendo variar significativamente consoante o sexo e a idade do jovem.
No caso dos rapazes, o crescimento costuma dar-se, em média, cerca de dois anos mais tarde do que as raparigas, daí ser tão comum dizer-se que elas se desenvolvem muito mais rapidamente do que eles.
Tendo inicio entre os 11 e os 12 anos, a adolescência é um processo que poderá estender-se até aos 21 anos. No entanto, não existe um período de tempo fixo e predeterminado para a conclusão de todo o processo de maturação, sendo que em alguns jovens poderá terminar por volta dos 18 ou 19 anos, e noutros prolongar-se por mais alguns anos.
Eis algumas das mudanças mais comuns que poderão ser observadas em jovens do sexo masculino durante a fase da adolescência:
- Desenvolvimento geral das capacidades cognitivas;
- Surgimento dos pêlos  púbicos;
- Salto considerável de crescimento;
- Desenvolvimento muscular;
- Mudança de voz;
- Crescimento do pénis e dos testículos;
- Aparecimento da barba;
- Crescimento dos pêlos axilares;
- Desenvolvimento significativo de toda a estrutura óssea;
Estas representam as mudanças mais marcantes no processo de desenvolvimento masculino. Estas alterações poderão, consoante individuo, revelar-se mais ou menos acentuadas, não havendo, por isso, razão para alarme, caso alguma delas não seja alvo de um desenvolvimento tão expressivo quanto o inicialmente esperado. Apesar da naturalidade de todas estas alterações, não deixa de ser importante que o processo de desenvolvimento seja ocasionalmente acompanhado por um médico especialista, de forma a certificar-se de que não existem anomalias presentes durante a fase de maturação.

Mudanças femininas na adolescência


As mudanças femininas na adolescência possuem as suas próprias particularidades, e ocorrem de forma substancialmente diferente daquela que é possível observar nos rapazes.   As principais alterações iniciam-se, geralmente, entre os 10 e os 14 anos, e costumam ficar totalmente concluídas cerca de 2 anos mais cedo do que nos rapazes. As mudanças que caracterizam esta fase do desenvolvimento corporal, não só se apresentam a nível físico, como também a nível intelectual, e constituem o processo definitivo de transição para a idade adulta.

Algumas das mudanças mais comuns e marcantes que caracterizam o desenvolvimento feminino no decorrer da fase da adolescência: 

Menstruação
 Entre os 11 e os 13 anos é comum dar-se o primeiro sangramento menstrual, apesar de, nos primeiros anos da adolescência, não apresentar a mesma regularidade que durante a fase adulta. Em média, a primeira menstruação ocorrerá por volta dos 12 anos, mas em casos de puberdade precoce ou atrasada, poderá dar-se ligeiramente mais tarde ou mais cedo.
Altura
Entre os 10 e os 12 anos costuma ocorrer o salto mais expressivo de crescimento entre as raparigas. A partir daí, na maior parte dos casos, a adolescente crescerá até por volta dos 18 anos, sendo, também, possível, crescer mais uns poucos centímetros após essa idade.
Maturação sexual
A maturação sexual é uma das principais características desta fase de desenvolvimento, e consiste no desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução, seios, e outros componentes sexuais secundários.
Outras mudanças:
- Desenvolvimento das capacidades cognitivas;
- Desenvolvimento dos pelos púbicos e axilares;
- Alargamento dos ossos da bacia;
- Acumulação de gordura nas nádegas, quadris e coxas;
- Desenvolvimento das glândulas sudoríparas, responsáveis pelo aumento do odor corporal;