domingo, 31 de março de 2013



A auto-estima na adolescência...

Vivemos numa sociedade, em que diariamente somos bombardeados por modelos corporais utopicamente alcançáveis e que de uma ou de outra forma afectam a nossa forma de pensar e até a nossa personalidade, levando-nos cada vez mais ao desejo de um corpo socialmente aceite.

Os elementos estéticos padronizados, utilizados quer como meio de comunicação quer como factor socialmente integrante, influenciam de uma ou de outra forma o nível de concepção corporal de cada indivíduo.
Se já na fase adulta, em que o estado de maturação permite uma percepção, compreensão e interpretação dos factores que acompanham o desenvolvimento e transformações do corpo, estas imposições interferem com a imagem corporal que cada um tem de si mesmo, na fase da adolescência, esta influência deverá tornar-se mais marcante. O “novo corpo” nem sempre é bem-vindo e amiúde é recebido como uma surpresa estranha, que dificulta movimentos, traz odores desagradáveis e, entre muitas outras coisas, pesa.



Em jeito de curiosidade, mostramos alguns dados obtidos apartir de um estudo sobre a satisfação com a imagem corporal e expressão de auto estima em jovens adolescentes dos 14 aos 17 anos. A amostra é constituída por 50 indivíduos de uma Escola Básica de Bragança.



Motivos que condicionam a prática desportiva:




Satisfação com as diferentes partes do corpo:





Expressão da autoestima:


Sem comentários:

Enviar um comentário