É importante, reconhecer o valor da Educação Física dentro da escola, principalmente, nos primeiros anos cruciais da vida de um sujeito, em que, a personalidade, o carácter, a moral, o conhecimento do próprio corpo e este no contexto social, estão a ser construídos.
A Educação Física é um vasto campo de ensino e aprendizagem, tem no seu conteúdo objectivos que propõem a formação social do aluno, ensinando-lhes através das diversas áreas da Educação Física a prática do respeito, dignidade e solidariedade, principalmente, entre outros desígnios importantes para o desenvolvimento do carácter do aluno e da sua vida em sociedade.
Para que haja socialização entre os indivíduos é necessário inicialmente respeito, e trabalhar as opiniões discriminativas e preconceituosas que o aluno traz da sociedade formada pela maioria ou até mesmo por poucos e seguida por muitos, tais opiniões podem ser melhoradas na vida dos alunos quando o educador intervém e quando nas suas aulas não se transmitem apenas fundamentos desportivos e de treino, mas sim actividades que venham sugerir aos alunos bem-estar consigo e com os outros.
A socialização é uma das principais vantagens da prática da Educação Física Escolar, pois é durante essas actividades que o aluno tem a oportunidade de se sentir aceite pelo grupo e de desenvolver a autoconfiança e as habilidades motoras.
Para Ritzmann (2005), o simples fato de o aluno encontrar os amigos durante um jogo de futebol, por exemplo, pode ajudá-lo a passar por fases de transformação corporal, onde o aluno na fase da pré-adolescência e adolescência, sente a necessidade de estar vinculado a um grupo.
A Educação Física Escolar possibilita de forma saudável essa identificação, além de realizar um gasto energético, contribui para a formação social do educando.
A Educação Física como componente curricular, tem como pressuposto básico, disseminar conhecimento sistematizado sobre a cultura corporal de movimento, capacitando o educando para a regulação, interacção e transformação em relação ao meio em que vive, contribuindo para a formação do sentido de ser humano.
Na formação humana o professor tem como principal objectivo ensinar ao aluno os valores humanos, fazendo actividades que possibilitem essa vivência como cooperação, responsabilidade, amizade entre outros. O professor de Educação Física pode realizar actividades em que os alunos possam discutir e modificar da forma como acharem mais pertinente, fazendo com que os alunos comecem a desenvolver e a perceber as suas limitações. Além disso, essa aprendizagem é levada pelo aluno ao longo da sua vida ajudando a transformá-lo num cidadão.
O texto acima, leva-nos a concluir que a Educação Física é uma grande ferramenta para a formação e inclusão social do educando, desenvolvendo a responsabilidade, o trabalho em grupo, a cidadania e o respeito mútuo.
O trabalho aplicado de forma correta por parte dos profissionais de Educação Física ficará gravado na memória do aluno, que além da satisfação de participar nas actividades físicas, levará essa aprendizagem ao longo da sua vida.
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